Friday, June 26, 2009

Ensino Exigente

As críticas ao ensino português dividem-se em duas facções opostas: há aqueles que defendem que existe um excesso de exigência avaliativa, que se devem abolir os exames nacionais, que os alunos não devem ser contrariados e que o professor não pode ser uma figura de autoridade; e há aqueles que estão fartos das pedagogias dominantes que o eduquês nos trouxe e que estão a dar os maus resultados que estão à vista de todos, defendendo estes um ensino mais exigente, mais justo, e que permita uma maior aprendizagem por parte dos alunos.

Ora, como é óbvio, o ensino pré-universitário (em particular o 3º ciclo do básico e o secundário) tem que ser exigente, coisa que não é. Se queremos um ensino universitário de melhor qualidade, temos, antes disso, que lutar por um ensino pré-universitário mais exigente, que prepare os alunos para a universidade. E a única forma de o fazer é colocando obstáculos aos alunos, como por exemplo através de uma avaliação continuada e exigente, que irá ensinar o estudante sobre a importância do esforço para ultrapassar obstáculos e para atingir os seus objectivos.

No entanto, o ensino pré-universitário que actualmente temos, completamente facilitista nos programas e avaliações, não se propõe a nada disto. A esmagadora maioria dos alunos vai passando naturalmente, estudando um bocadinho na véspera dos testes e uma semaninha para os exames de 12º ano. E o que acontece é que um estudante termina o 12º ano sem saber estudar, e sem saber que por vezes o estudo exige esforço e exige sacrifício, e que esse esforço e esse sacrifício valem a pena e têm recompensas. A consequência disto é gravíssima, e o aluno dá-se conta disso durante as primeiras semanas em que está numa universidade: uma aprendizagem séria, sem esforço e por vezes sem sacrifícios, não existe.

E é por isso que muitos alunos falham escandalosamente ao entrar na universidade; não é por falta de inteligência nem de competência: é por falta de preparação e de método. Não se pode sonhar que qualquer adulto de vinte anos, de um dia para o outro, decida fazer um enorme esforço para estudar. Já ensinar o mesmo a um jovem no 7º ano é muito mais fácil. É essencial habituar os jovens desde cedo a esta ideia, para que a passagem para a universidade seja natural, sem ser necessário dar o salto que hoje é, e que muitos estudantes, por falta de uma mentalidade dirigida nesse sentido, não estão prontos para dar.

A solução para este problema passa por uma medida muito simples, mas completamente irrealista para quem conheça o panorama português: os exames têm que deixar de ser feitos pelo Ministério da Educação. Porque cada ministro quer mostrar os resultados das suas políticas, e por esse objectivo não se importa de sacrificar a exigência e a fiabilidade dos exames. Estes devem, isso sim, ser entregues a entidades independentes e fiáveis, que possam elaborar exames justos e comparáveis de ano para ano. Como disse uma vez o professor Nuno Crato, meio a ironizar meio a sério, "há uma medida muito simples a tomar, que é acabar com o Ministério da Educação". E depois explica, concluindo: "acabar com o Ministério da Educação e constituir um Ministério pela Educação".