Saturday, June 27, 2009

Investimento em Portugal?!

Se há notícia que, nos últimos tempos, me deixou absolutamente espantado foi esta. Acho que é preciso ter uma lata e um descaramento que não há palavras. As políticas dos governos portugueses dos últimos anos foram, e continuam a ser, no sentido de desincentivar o investimento em Portugal. Mas o mais triste é que, depois de toda a gente estar farta de saber isso, ministros directamente responsáveis por essas políticas virem desafiar cientistas portugueses no estrangeiro a voltarem para investir em Portugal.

Curioso este apelo de Mariano Gago ter surgido hoje, quando ainda esta semana Medina Carreira, em entrevista a Mário Crespo (pode ser vista integralmente aqui), chamava a atenção para o facto da receita para Portugal melhorar a sua economia ter como base o investimento nacional. E, pelos vistos, ministros como Mariano Gago e Marçal Grilo sabem disso. Esquecem-se é de outra coisa que Medina Carreira também referiu: ninguém quer investir em Portugal porque as políticas vigentes não incentivam o investimento! E acrescentou que se isto continuar assim, as coisas vão acabar mal, porque esta situação não é sustentável para o país.

Dizem os optimistas do costume que Medina Carreira é um pessimista. Eu, que só sou optimista quando as condições o justificam, prefiro dizer que é um realista. Esta situação não é, de facto, sustentável. Há uma coisa que é preciso que se entenda: Portugal não tem actualmente condições para que se viva como reis! O Governo vai cedendo a pressões de trabalhadores e sindicatos, aumentando regalias artificialmente. Como é óbvio, isto não é sustentável, porque o dinheiro só sai e não entra, já que cada vez menos gente investe neste país.

Se se quer investimento, há um passo urgente que é preciso colocar em prática: acabar com a ridícula rigidez da lei laboral. Isto entre outras medidas no mesmo sentido que permitam recuperar o endividamento e a economia portuguesa. Porque caso contrário, como disse Medina Carreira, isto vai mesmo acabar mal. O conceito de "país em expansão" de Mariano Gago é um bocadinho estranho. Só se for uma expansão no sentido de brevemente estar tudo pronto para ir aos ares.

Finalmente, não posso deixar de recomendar que se passe uma leitura pelos comentários à notícia do Público que citei acima, onde se podem ver vários testemunhos de cientistas que passaram pela tentativa de apostar em Portugal, mas que se viram forçados a ir para o estrangeiro pela falta de condições deste país. Os Governos já perceberam o primeiro passo: o investimento em Portugal é essencial para a recuperação económica. Falta agora perceberem o segundo passo: nestas condições, ninguém no seu perfeito juízo investe aqui.