Wednesday, September 2, 2009

Politizações (III)

Um artigo da Única desta semana (29 de Agosto) sobre psicologia evolutiva e as principais críticas que lhe são dirigidas pela ecologia comportamental diz, numa secção denominada ciência vs ideologia, o seguinte:

Longe de ceder em alguma coisa, os psicólogos evolucionistas mudaram a batalha da esfera da ciência, onde o terreno é pouco firme, para a da ideologia, onde as fanfarronadas e os insultos podem ter bastante sucesso. Miller, da UNM, por exemplo, queixa-se que os críticos "convenceram uma parte substancial do público instruído de que a psicologia evolutiva é uma conspiração da extrema-direita" e lamenta que acreditar na psicologia evolutiva seja visto "como um sinal de conservadorismo, desagrado e egoísmo." Lamentavelmente, é por aí que a discussão tem passado. "Disseram os críticos que eles não passavam de marxistas motivados pelo ódio à psicologia evolutiva", diz Buller. "Essa é uma razão por que deixei de seguir a disciplina: a forma como a ciência está a ser conduzida é mais semelhante a uma campanha política."

É mais um exemplo de como a discussão que deve ser científica pode passar tão facilmente para uma discussão política sem relevância. Tenho, infelizmente, que concordar com o matemático e biólogo polaco Jacob Bronowski, quando afirmou: no science is immune to the infection of politics and the corruption of power.