Sunday, October 25, 2009

Problema de Monty Hall

O problema de Monty Hall é um dos mais interessantes (aparentes) paradoxos de probabilidades. Popularizado pelo programa Let's Make a Deal, e entretanto muito debatido em revistas científicas e não só, o problema de Monty Hall consiste no seguinte:

Imagine que está num concurso e que tem à sua frente três portas. Duas delas, escondem bodes; uma, o prémio - um carro. O apresentador diz-lhe que escolha uma porta. Depois de escolhida a sua porta, o apresentador, que sabe onde está o carro, abre uma das outras duas portas que não escolheu - uma que contenha um bode. Neste momento, tem uma porta aberta, com um bode; e duas portas fechadas, sendo uma delas a que escolheu. O apresentador dá-lhe então a oportunidade de mudar de porta para a outra que se encontra fechada. Vale a pena aproveitar a oportunidade?

A resposta é contra-intuitiva, mas de facto vale a pena trocar de porta. Trocando, a probabilidade de acertar no carro é 2/3, enquanto não trocando é 1/3. Muitas explicações para o porquê destes números deixam grande parte das pessoas na mesma. No entanto, este video costuma ser esclarecedor. É, na minha opinião, a melhor explicação para o problema.