Tuesday, November 10, 2009

Data histórica para a ciência

Dia 9 de Novembro, para além de ser uma data histórica em termos políticos, devido à queda do muro de Berlim, é também uma data histórica para a ciência. Só mesmo porque me foi completamente impossível é que não deixei aqui ontem uma palavra a esse respeito. Dia 9 de Novembro de 1934 nasceu Carl Edward Sagan. Teria feito ontem 75 anos, caso fosse vivo.

Carl Sagan marcou uma geração de astrónomos e foi responsável por ter cativado muita gente para a ciência. A sua série de TV, Cosmos, conseguiu fascinar mesmo aqueles que à partida não teriam um grande interesse por ciência. Era um comunicador nato, o grande divulgador da ciência ao público em geral.

Tinha um fascínio enorme pela ciência. Nos seus livros, repete frequentemente a palavra "wonder" quando aborda as maravilhas que as ciência nos trouxe, nos traz, ou poderá trazer. Foi um grande crítico das pseudo-ciências e defensor do cepticismo. Insistiu na elevada probabilidade da existência de vida extra-terrestre, e foi um dos fundadores do SETI. Tinha um enorme interesse por Titan, uma lua de Saturno que os astrofísicos normalmente comparam a uma Terra primitiva, mas mais fria. Foi um dos primeiros a especular sobre os seus lagos de metano líquido, hipótese que se veio a confirmar.

A certa altura, foi diagnosticado com mielodisplasia, tendo acabado por morrer de pneumonia aos 62 anos. Deixou livros, conhecimentos, e uma série de pessoas que, graças a ele, ficaram marcadas pela ciência. Há 3 dias, 7 de Novembro de 2009, celebrou-se o primeiro Carl Sagan Day.

Aqui fica um fascinante excerto do audio-book do livro Pale Blue Dot.