Wednesday, September 22, 2010

melhor candidato ao ensino superior não terminou o secundário


O Expresso fez um artigo esta semana (também já tem um resumo online) que é verdadeiramente impressionante, embora, de certa forma, expectável. O melhor aluno de todos os candidatos ao Ensino Superior este ano nem sequer terminou o Ensino Secundário. Utilizando as Novas Oportunidades, conseguiu entrar no curso que queria com uma nota de candidatura de 20 valores.

Como não conseguia passar a Matemática, entrou nas Novas Oportunidades onde frequentou dois módulos, Saberes Fundamentais (?!) e Gestão, que lhe deram equivalência ao 12º ano. Ainda tentou entrar num curso de Biologia, mas como obteve uma nota de 7.4 valores no exame de Biologia e Geologia, acabou por entrar agora em Tradução, depois de ter obtido 20 valores no exame de Inglês.

Já se tinha alertado que injustiças como esta viriam naturalmente a acontecer com as regras das Novas Oportunidades. No entanto, saber que algo vai acontecer e vê-lo a acontecer são coisas diferentes, e por isso é que esta notícia, apesar de não ser surpreendente, não deixa de ser chocante.

Como se pode ler no artigo, os responsáveis ou tentaram descartar-se das suas responsabilidades ou falaram de discriminação positiva, algo que obviamente não faz sentido. Depois do caso da lei das quotas no Parlamento (felizmente essa, ao contrário das Novas Oportunidades, só serve para estar no papel e não tem quaisquer consequências práticas), parece que o argumento da discriminação positiva serve para justificar todas as injustiças quando se é responsável por elas.

No meio de tudo isto, só o próprio aluno teve palavras sensatas a dizer:
Para mim, foi ó[p]timo. Mas é claro que é bastante injusto porque os outros passam anos a esforçar-se para terem boas médias. Com o Novas Oportunidades, uma pessoa que só tem o 7.º ano pode fazer o 9.º em seis meses e a seguir, em ano e meio, consegue tirar o 12.º. Se tiver sorte, pode passar à frente e tirar o lugar às pessoas que fizeram esse esforço. Conheço quem tenha entrado assim no ensino superior.