Wednesday, July 15, 2009

O GAVE perfeito!

Neste mundo educativo, todos erram. Professores, alunos, pais, comunicação social, sociedades de especialistas em determinadas matérias, como a SPM ou a SPQ, etc. Isto, claro, com uma única excepção. No meio de todos estes seres e organismos imperfeitos que são a culpa do ensino estar no estado em que está, só há um organismo que não erra: o Ministério da Educação e, em particular, o Gabinete de Avaliação Educativa - GAVE.

A Sociedade Portuguesa de Química considerou, num parecer em relação ao exame da 1ª fase de Física e Química A, que existiam incorrecções em determinadas perguntas. O GAVE não concordou (como é óbvio, já que o GAVE não erra), e decidiu responder ao parecer da SPQ, com um comunicado intitulado Sociedade Portuguesa de Química Errou! Sim, este título é de uma notícia do GAVE, não é do 24 Horas.

Lembremos agora o que aconteceu na prova de Biologia e Geologia da mesma fase, em que os professores do GAVE que elaboraram o exame fizeram uma das confusões mais básicas que se pode fazer nesta disciplina: trocar epicentro com hipocentro, na legenda de uma figura. O erro foi denunciado no jornal Público e, de repente, o exame no site do GAVE misteriosamente ficou sem erro algum. Este misterioso desaparecimento do erro foi depois noticiado pelo Expresso, até que apareceu no site do GAVE um Esclarecimento.

Descubram-se, pois, as diferenças. O GAVE discorda do parecer da SPQ, e diz que Sociedade Portuguesa de Química Errou! O GAVE erra ao fazer uma confusão completamente absurda entre epicentro e hipocentro num exame, e como tal faz um Esclarecimento. Pois é: o GAVE não erra, o GAVE esclarece. E a lata é tal, que mesmo a esclarecer esse erro básico, o GAVE aproveita para se auto-elogiar, terminando o esclarecimento dizendo que "houve a preocupação de, com todo o rigor, corrigir o lapso".

E também é bonito ver estas picardias entre o GAVE e a comunicação social. Note-se que o GAVE deu-se ao trabalho de responder a um editorial do Público que denunciava o facilitismo nos exames. Isto revela algo muito interessante. Para a Ministra da Educação e para o Secretário de Estado Valter Lemos, as notas desceram por culpa da comunicação social, que disse que os exames iam ser fáceis e os alunos acreditaram e não estudaram. Segundo esta óptica, os alunos andam-se a deixar influenciar muito pela comunicação social. Contudo, a partir do momento em que o GAVE responde directamente a artigos de jornais, já se está a esclarecer quem é que anda a ficar perturbado com o que diz a comunicação social...