Thursday, August 6, 2009

Férias

A interrupção de mais de uma semana do blog não se deveu a falta de interesse ou de ideias para escrever, mas ao facto de ter tido umas merecidas férias de uma semana na Bélgica e na Holanda, países que nunca tinha visitado. Foi uma excelente viagem, nem que fosse apenas pelo facto de ter conhecido cidades tão marcantes na Europa como Bruxelas e Amsterdão, e por ter ido a Delft, onde fica a Universidade onde poderei vir a estudar futuramente.

Acontece que aquilo que mais esperamos ver por vezes é o que mais nos desilude, e às vezes também temos surpresas onde não esperamos. A "capital europeia", por exemplo, desiludiu-me bastante. Tirando aquela majestosa Grand Place, a maior parte da arquitectura tem de grandiosidade o que lhe falta em bom gosto. E o edifício da Comissão Europeia é o exemplo máximo deste estilo.

A surpresa veio sobretudo em Roterdão, cidade sobre a qual tinha pouco conhecimento. Tendo sido quase totalmente destruída durante a II Guerra Mundial, a cidade foi depois reconstruída, apresentando por isso um modernismo que se caracteriza muitas vezes por arranha-céus com cores garridas e prédios com formas pouco vistas, tudo isso com tremendo bom gosto. Para além disso, a limpeza da cidade, a simpatia das pessoas e o facto de não se ver mendigos nem sinais de pobreza impressionaram-me.

E depois o contraste da capital. A legalização das drogas leves e da prostituição fizeram com que o centro de Amsterdão se tenha tornado um local algo degradante em termos de ambiente. Aqui, alguns sinais de pobreza e de mendigagem já são claros, assim como de alguns problemas de segurança. É, na minha opinião, o preço a pagar pelo excesso da liberalização social. Claro que, tirando isso, é uma belíssima cidade.